Trabalhar como freelancer traz inúmeras oportunidades, como administrar a própria rotina e trabalhar quando e quanto quiser. Mas essa liberdade também exige muita responsabilidade para que o tempo disponível para o trabalho não seja engolido por outras coisas.

Saber controlar o tempo pode exigir prática, mas deixar de procrastinar está muito mais relacionado a sua preparação psicológica para lidar com as tarefas e prioridades para não ser mais um dos que deixam para resolver tudo de última hora.

Se você, mesmo com a agenda cheia, não está dando conta de tudo que tem pra fazer, é melhor rever sua maneira de controlar seus compromissos e, ainda assim, aproveitar seu novo jeito de trabalhar sem esquecer do tempo de descanso.

Veja minhas dicas para fugir da procrastinação e executar as tarefas entregando o melhor resultado!

Qual é a prioridade?

No dia a dia do freelancer, os trabalhos devem ser executados de acordo com a dificuldade e, principalmente, o prazo.

Antes de encaixar os jobs na sua agenda, verifique qual é a ordem de importância entre eles para que nada seja deixado de lado ou feito em cima da hora.

Dê prioridade aos trabalhos com prazo mais curto e veja quanto tempo leva para terminar. Isso te ajudará a encaixar as outras tarefas para um mesmo dia e até entregar pro cliente antes do combinado, o que é sempre bom.

 

Distribua seu tempo para as atividades

Para dar conta dos compromissos é importante que todos sejam ajustados aos seus horários e rotina e deve-se estabelecer um período máximo para a execução de tarefas.

No caso do trabalho, examine quantas horas no seu dia podem ser dedicadas ao que você tem que fazer, de acordo com os prazos. Faça o mesmo para o momento de lazer e demais realizações, como exercícios físicos ou algum curso, por exemplo.

Com a duração para uma atividade delimitada, você  sabe que não poderá estendê-la por mais tempo, pois vai atrapalhar as outras tarefas do dia.

Não deixe pra depois

Postergar tarefas, principalmente do trabalho, é sabotar sua rotina e a qualidade daquilo que você está realizando. Se você deixar pro último momento, fará com pressa e talvez não chegue ao resultado que você conseguiria se fizesse dentro do prazo.

Se você tem duas horas para executar uma atividade, não aumente meia hora ou mais. Dessa forma, você vai se acostumar a “roubar” o próprio tempo. No início é mais difícil, mas se obrigue a cumprir o prazo e isso se tornará natural com a rotina.

Você dá conta?

Cumprimento de prazo é uma das principais características do freelancer para que o cliente sinta confiança para entregar mais trabalhos futuramente. Mesmo com uma rotina mais flexível, é importante tomar cuidado com a quantidade de jobs e o tempo hábil para concluir.

Muitas pessoas acabam se perdendo nos trabalhos e não conseguem entregar no prazo – ou até mesmo começar a fazer. Portanto, antes de aceitar um novo job, analise sua agenda e cronograma para saber se é possível e como a tarefa pode ser encaixada dentro do que já está em andamento.

A partir daí, feche novos trabalhos ou tente negociar um prazo maior com o cliente para que não aconteçam imprevistos, nem desapontamento por nenhuma das partes.

Tire as distrações de perto

O ambiente contribui muito para o bom andamento do trabalho. É interessante que você execute suas tarefas em ambientes que te inspiram; evite trabalhar na sala com a televisão ligada ou num local onde muitas pessoas estão conversando para que você não seja provocado a deixar o trabalho de lado.

Se o seu celular puder ficar no silencioso durante a execução dos jobs, com certeza irá melhorar sua atenção. Nenhum toque de mensagem ou rede social vai te incomodar ou atrair o olhar.

Determine pausas

Mesmo trabalhando sozinho e controlando os próprios horários, é essencial interromper as tarefas para descansar um pouco. Delimite seu horário de almoço e pequenos intervalos entre os trabalhos de no máximo 10 minutos.

Isso ajuda o cérebro a descansar e voltar a atenção para o que está sendo feito.

 

Apenas comece

Muitas vezes decidimos “começar” o trabalho checando todos os portais de notícias, notificações das redes sociais e e-mail pessoal. Que tal não fazer nada disso e ir direto ao que realmente está como prioridade?

Não se deixe levar pela caixa de entrada do e-mail, nem pela seu site favorito. Deixe para checar todas essas informações durante suas pausas e depois do período de trabalho. Você se sentirá realizado depois de ver como ganhou tempo começando pelo que realmente é importante.

Viu como tudo depende apenas de você? Agora, é ajeitar seu cronograma, aplicar tudo em sua agenda e focar nos trabalhos!

 

Veja também o artigo que preparei com algumas das melhores ferramentas gratuitas na web que podem contribuir para a gestão do seu negócio.