Você já ouviu falar em transformação digital?

De forma resumida, essa ideia descreve a reestruturação de processos de empresas, que passam a absorver uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade.

O termo transformação digital tem ganhado popularidade desde 2016, como podemos ver neste gráfico do Google Trends:

transformacao-digital-google-trends

Mas, detalhadamente, o que é transformação digital?

Será que é mais um termo da moda ou é uma ideia que pode agregar algo à sua empresa?

Para aderir é só começar a usar o armazenamento na nuvem?

Continue lendo o post para saber 🙂

O que é transformação digital

Fazer uma transformação digital significa reestruturar os processos da sua empresa, absorvendo uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade.

Para realizá-la, é necessário fazer mudanças estruturais na empresa, colocando a tecnologia como elemento central.

Talvez você esteja pensando: já tenho um site, uma página no Facebook e faço o armazenamento de arquivos na nuvem. Isso quer dizer que minha empresa já passou pela transformação digital?

Não é bem assim. A transformação digital requer uma mudança mais radical, que pode demorar e incluir investimentos um pouco mais altos. Isso não quer dizer, no entanto, que só grandes empresas, com orçamentos milionários, podem implementá-la.

Além disso, também é um investimento de tempo, pois não se trata só de uma questão de tecnologia, mas também de gestão.

Como esse é um assunto novo, pode causar muitas confusões. Por isso, é interessante lembrar que a transformação digital não é só para empresas de tecnologia. Pelo contrário, pode agregar muito a outros segmentos.

Também que é importante que a transformação digital parta do topo da empresa, e não do setor de TI, por exemplo. Isso porque exige investimento financeiro e planejamentos que abrangem toda a empresa.

Por que investir em transformação digital?

Você sabia que 90% dos dados disponíveis no mundo foram criados nos últimos 2 anos? E que já existem pelo menos 7 bilhões de dispositivos móveis em uso no planeta?

Esses números, divulgados pela empresa de análise de dados Sysorex, mostram o quanto a tecnologia está presente no cotidiano da maioria das pessoas atualmente.

A transformação digital ampliou a oferta de produtos e serviços e transferiu lojas físicas para ecommerces. Além disso, abriu precedentes para que empresas já tenham nascido digitais. Serviços de compartilhamento como Uber, AirBnB e Spotify já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas.

Tudo isso tem provocado mudanças nas empresas, de modo que investir na digitalização dos seus processos não é mais um diferencial: é uma forma de estar alinhado com a concorrência.

Conheça os principais motivos para investir em transformação digital:

Para melhorar a experiência do cliente

É interessante que a transformação digital ajude a focar na experiência do cliente, já que hoje esse é um grande diferencial para empresas.

A transformação digital permite segmentar melhor o público, abordando-o de forma personalizada e mais satisfatória e fidelizar essas pessoas, fazendo ofertas bem direcionadas.

Também é importante para saber o que as pessoas estão falando da sua empresa por meio do monitoramento, conseguindo feedbacks para fazer melhorias.

Para ter processos operacionais mais eficientes

A transformação digital permite melhorar os processos internos, tornando-os mais simples e eficientes. Isso motiva a equipe, que deixa de gastar energia com atividades desnecessárias e ganha mais produtividade.

Uma forma da sua empresa fazer parte da transformação digital é transformando processos offline em processos digitais.

Por exemplo, em vez de marcar reuniões constantes, é possível capacitar os funcionários para que utilizem ferramentas de gestão de processos, que tornam tudo mais rápido e eficiente.

Aqui, por exemplo, eu uso, dentre outras ferramentas, o Asana e o Slack, que servem, respectivamente, para acompanhar o andamento de projetos e para facilitar a comunicação entre os envolvidos de cada projetos.

Dica: Conheça ferramentas gratuitas na web que podem contribuir para a gestão do seu negócio

Como adotar a transformação digital na sua empresa

Ficou empolgado com a ideia da transformação digital? Veja algumas dicas para implementá-la em sua empresa:

Planejamento estratégico

Nem só de softwares vive a transformação digital. Se não houver um bom plano estratégico por trás do investimento em treinamentos e programas, ele pode ser em vão.

É interessante que essa transformação tenha objetivos que vão além de “atualizar-se” ou algo genérico do tipo. Ela deve ser um meio para um objetivo mais específico, seja melhorar a produtividade, fazer integrações, entregar mais sucesso aos clientes, dentre muitos outros.

Aqui, a metodologia que eu uso é a do OKR (objectives and key results). Em breve farei um artigo aqui no blog pra você pode entender o que é e como funciona.

Então, se ainda não ativou as notificações, ative agora e mantenha-se sempre atualizado. 😉

Infraestrutura

A transformação digital exige infraestrutura para ser realizada. É preciso investir em softwares, equipamentos, armazenamento na nuvem e outros.

Para quem não tem experiência com tecnologia, procurar uma consultoria pode ser uma boa saída. Esse profissional pode ajudar com uma análise de como melhorar o desempenho da empresa, apontando os melhores caminhos para a transformação digital.

Transformar os processos offline em digitais ajuda a ter uma comunicação mais rápida, a integrar os diferentes setores da empresa.

Liderança

É interessante que a mudança venha do topo da empresa. São as pessoas-chave que devem estabelecer um planejamento e guiar o time durante a execução dele.

Dificuldades e desafios

A transformação digital não é um processo sempre fácil, e algumas dificuldades e desafios podem surgir.

Um deles é a falta de iniciativa. Muitas empresas vão levando a coisa como está e deixando a transformação para depois enquanto ela já está acontecendo.

Da mesma forma, dificuldades técnicas, como a falta de pessoas para lidarem com a tecnologia necessária.

Para resolvê-lo, é importante buscar pessoas qualificadas que deem treinamentos para quem já trabalha no negócio.

Muitas empresas também tomam decisões com base no retorno das iniciativas e em uma transformação desse tipo pode ser difícil calcular o ROI. Mas esse não deve ser um empecilho.

Também é necessário se esforçar para mudar aspectos culturais da empresa.

Resultados Digitais

E a sua empresa? Já está pronta para se transformar digitalmente?