As Hashtags são extremamente importantes para tornar sua marca mais conhecida, ampliar o alcance do seu conteúdo, posicionar o seu negócio, contribuir para estratégias de SEO e fazer com que tudo que for escrito sobre sua empresa ou negócio seja encontrado com maior facilidade.

Mas, você sabe como usar as Hashtags de forma eficiente para gerar melhores resultados?

Vamos começar entendendo melhor o que é Hashtag.

Segundo o dicionário de Oxford, podemos definir Hashtag como “uma palavra ou frase precedida por uma cerquilha (#), sendo geralmente utilizada em mídias sociais e aplicativos, para identificar mensagens sobre um assunto específico”.

A adesão delas se tornou popular no Twitter e depois se disseminou para as mais populares mídias sociais da atualidade, entre elas estão Facebook e Instagram.

Cada Hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todo conteúdo que foi compartilhado com aquela Hashtag específica.

Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico e a partir dessa pesquisa é possível encontrar o que estão falando sobre o assunto e cada conteúdo que foi compartilhado com essa palavra-chave.
Ou seja, esta é uma das maneiras mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre algum assunto ou conteúdo novo no meio do Marketing de Conteúdo, você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela Hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.

Assim, descobrirá o que estão falando e compartilhando a respeito desse tema.

Agora que já entendemos o conceito básico do que é Hashtag, vamos aprender como utilizá-las de forma eficiente em algumas das principais redes sociais.

 

Utilizando Hashtags no Instagram

Mesmo parecendo bastante óbvio e fácil, a utilização das Hashtags precisa seguir alguns critérios importantes, para ajudar as pessoas a encontrarem mais facilmente os canais do seu negócio e aumentar o alcance do seu conteúdo.

  • Evite o excesso de palavras juntas

Usar muitas palavras juntas pode atrapalhar a leitura, restringir a pesquisa e diminuir o volume de conteúdo encontrado pelos usuários. O ideal é manter Hashtags curtas e iniciar cada palavra com letras maiúsculas.

  • Nunca utilize uma Hashtag para cada palavra da frase

Outro item que deve ser evitado, é separar todos os termos com as Hashtags, pois elas prejudicam a leitura dos usuários e farão com que o seu conteúdo seja adicionado em outros grupos de pesquisa, que podem não atingir de forma eficiente seu público alvo.

  • Sempre use Hashtags referentes ao conteúdo do post

As Hashtags devem sempre ter uma relação com o conteúdo do seu post, facilitando a pesquisa dos seus usuários e tornando a disseminação do seu conteúdo mais eficaz. Porém, para que isso seja possível, o ideal é nunca exagerar na quantidade de Hashtags. No Instagram, você pode usar no máximo 30 Hashtags por post.

  • Posicionamento das Hashtags

Imagine que você irá utilizar o limite de Hashtags (30) em cada post logo após o texto de descrição do post. Isso pode

  • Atente-se a ortografia

Mesmo sendo um recurso informal e divertido, é preciso lembrar-se sempre da ortografia do seu conteúdo e das Hashtags adicionadas. Deixar passar erros ortográficos, pode prejudicar a eficácia da Hashtag adicionada, além da credibilidade de sua empresa dentro do mercado, por isso, revise os textos antes de publicá-los em suas redes sociais.

  • Use palavras-chave relacionadas ao seu negócio

Lista as principais palavras-chave do seu mercado que sua audiência poderia usar na busca do Instagram para encontrar seu perfil. Usar essas palavras-chave nas suas hashtags fará com seu público-alvo encontre sua marca.

  • Crie uma Hashtag específica para seu negócio

Crie algumas hashtags específicas para sua empresa e incentive seus seguidores a usarem essas hashtags.

  • Utilize Hashtags com maior volume de publicações

É claro que usar as Hashtags com mais publicações pode fazer com seus posts sejam mais encontrados, mas usar Hashtags com volume de publicações acima de 1 milhão também deixará seus posts perdidos na imensa quantidade de posts publicados.

Existem algumas ferramentas que podem facilitar encontrar as hashtags mais eficientes para utilizar em sua empresa, assim como: Leetags, RiteTag, Hashtaggify, TrendsMap e HashAtlt.

Tendo como base as dicas anteriores, vou acrescentar algumas boas práticas de uso das Hashtags para o Facebook e Twitter. Se você quiser, posso abordar outras redes sociais, como LinkedIn e Pinterest, em um próximo artigo. Para isso clique aqui para falar comigo e assine minha Lista VIP, para receber uma notificação quando o artigo sair. Outra forma de não perder meus conteúdos exclusivos é ativando as notificações do navegador. Agora, vamos lá!

  • Facebook

Mesmo vários estudos mostrando que o uso das Hashtags não ajuda em nada a difusão de suas publicações no Facebook, o recomendado é que sejam utilizadas duas no máximo três Hashtags em suas postagens, para que haja uma maior interação com os usuários.

  • Twitter

Com o limite de 140 caracteres, o ideal dentro desse canal é sempre ser objetivo e acrescentar apenas Hashtags que tenham relação com aquilo que você está falando no momento. Seguindo esses passos, com certeza será possível alcançar muito mais usuários para sua rede social.

 

Imagino que agora, depois de todo esse aprendizado, você possa estar se perguntando: “Mas, quais são as reais vantagens de utilizar Hashtags nos meus conteúdos?”

  • As Hashtags aumentam consideravelmente o alcance da sua empresa, negócio, produto ou serviço;
  • Tornam ainda maior as chances da sua empresa ser encontrada por clientes em potencial;
  • Usar as Hashtags certas, pode posicionar sua marca no mercado e falar diretamente com seu nicho;
  • Possibilita acompanhar seus resultados e analisar as métricas de uma determina ação de marketing;
  • Possibilita que você encontre temas e assuntos que são destaque no momento, ou em determinado assunto.

 

E então? Vamos colocar em prática o que aprendemos e alcançar melhores resultados?